Tudo sobre a Bienal + Dicas pra Sobreviver!

Fala galerinha! Andei sumida, mas é que a faculdade veio com tudo e mais um pouco, e quando a Engenharia te chama, você não pode ignorar…

De qualquer jeito, vim falar de um assunto muito legal pra vocês: A 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

O que pouca gente sabe é que, além da  oferta de livros, a Bienal  ainda conta com uma programação cultural muito grande, que mistura gastronomia, cultura, negócios e literatura.

Todo mundo que vive por aqui já ouviu falar, mesmo que vagamente, desse evento e, como essa é a minha primeira em uma, resolvi fazer uma pesquisa e compartilhar com todo mundo (até porque eu achei o site e o aplicativo oficiais bem confusinhos, he he).

bienal-do-livro-sp-anuncia-primeiros-autores-para-2016imagem retirada do site meuguru.com.br

Quando Acontece?

De 26 de Agosto a 04 de Setembro de 2016
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana
CEP 02012-021
São Paulo – SP

Horário de Visitação:

Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h)
Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h)
Dia 4 de Setembro, das 10h às 21h (com entrada até às 19h)

Perguntas Importantes (retiradas do blog da Bienal):

1. Se eu comprar ingresso para o final de semana eu posso entrar todos os dias no final de semana?
NÃO. Na verdade, são 2 tipos de ingressos, um válido para os dias da semana (de Segunda à Quinta), e outro para o final de semana (de Sexta a Domingo). Mas a dica é verificar o corpo do ingresso com a descrição. Lembrando que cada ingresso dá direito à entrada em um único dia.

2. Qual a diferença entre Arena de Autógrafos e Áreas 1 Sergio Machado e 2 Jair Canizela?
A Arena de Autógrafos é destinada aos escritores da Arena Cultural, enquanto nas Áreas 1 Sergio Machado e 2 Jair Canizela participam os autores convidados pelos maiores expositores da #BienaldoLivroSP. Todas exigem a retirada prévia de senha. Confira mais aqui.

3. Minha carteirinha da faculdade é válida para pagar meia entrada?
SIM! Todo estudante tem direito à meia entrada na #BienaldoLivroSP.

4. Preciso de senha para assistir às palestras?
Para assistir às palestras da Arena Cultural BNDES, não é necessário retirar as senhas. Mas para as sessões do Salão de Ideias e apresentações do Cozinhando com Palavras, que têm número limitado de lugares, 150 e 120 lugares respectivamente, é necessário retirar as senhas 30 minutos antes do início de cada palestra no balcão do local. Lembre-se: é necessário ter senha para as sessões de autógrafo.

5. Tenho credencial, preciso pegar senha para as sessões de autógrafo?
SIM. Todo mundo precisa pegar senha.

6. No dia do Cosplay (30 de agosto) é só ir fantasiado para não pagar entrada?
SIM. A entrada gratuita é válida para quem fizer cosplay de verdade e apenas no dia 30 de agosto. Precisa caprichar na caracterização, hein! Confira as regras aqui

7. Vai ter ônibus para a #BienaldoLivroSP todos os dias?
SIM, e ele é gratuito! Os ônibus circularão com ida e volta ao Parque Anhembi a partir da estação Tietê do Metrô (Linha 1 Azul – Norte-Sul) durante todos os dias da semana e ida e volta a partir do Terminal Rodoviário e estação da Barra Funda (Linha 3 Vermelha – Leste-Oeste) apenas nos finais de semana. Os ônibus funcionarão uma hora antes da abertura até uma hora após o fechamento do evento.

Principais Atrações da Bienal (os mais procurados!!):

Além dos autores internacionais (que, esse ano, incluem Jennifer NivenAva DellairaLucinda RileyAmy EwingTarryn Fisher), a Bienal traz novidades nas palestras e arenas de autógrafos com a aparição dos youtubers. Maju TrindadeRezendeEvilLucas RangelPC Siqueira, Cauê Moura  e Kefera Buchmann são exemplos e os queridinhos da vez. Aqui você pode encontrar a programação completa para a arena de autógrafos.

bienalimagem do site bienaldolivrosp.com.br

Espaços Culturais:

Arena Cultural: É o maior espaço da Bienal. É onde estão os principais autores, nacionais e internacionais, para palestras, debates e demais experiências. (PROGRAMAÇÃO).

Arena de Autógrafos:  Onde conseguir um  autógrafo do seu autor, blogueiro ou youtuber favorito. É preciso ficar atento à distribuição de senhas no site e Facebook, já que elas serão distribuídas previamente.  (PROGRAMAÇÃO)

Área de Autógrafos 1 e 2: Também vai ser utilizado o sistema de senhas distribuídas pelo site e Facebook do evento para o acesso a eventos dessas áreas. (ÁREA 1,ÁREA 2)

BiblioSesc: Na Bienal também tem espaço para experimentar e vivenciar as aventuras dos livros. Além do espaço de leitura com biblioteca, você encontra atividades como: contação de histórias, espetáculos de música e literatura.(PRAÇA DA PALAVRA, PRAÇA DA HISTÓRIA)

Cozinhando com Palavras: Um espaço exclusivo dedicado à arte da Gastronomia. Unindo comida, literatura e cultura, oferece uma experiência única com livros da área, grandes chefs convidados e outras atividades relacionadas. (PROGRAMAÇÃO)

Salão de Ideias: A parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o SESC SP e o Itaú Cultural, traz à programação um espaço dedicado ao debate entre escritores, pensadores e artistas sobre temas de relevância social e cultural. (PROGRAMAÇÃO)

Espaço Infantil BIC – Mauricio de Sousa: A seção dedicada aos pequenos trará diversas atividades interativas com brincadeiras, teatro de fantoches, pinturas e desenho, além de uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica. (PROGRAMAÇÃO)

Cordel e Repente: Realizada pela Câmara Cearense do Livro, o espaço dá visibilidade a rica literatura regional, trazendo dois dos principais movimentos artísticos culturais do Nordeste, que também servem de inspiração para outras artes. (PROGRAMAÇÃO)

Espaço Ignácio Loyola Brandão: Para discussões sobre o setor editorial, o espaço trará debates institucionais sobre temas como, direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. (PROGRAMAÇÃO)

Dicas pra se dar bem na Bienal:

01. Fique de olho nos mapas: Talvez por eu ser pisciana ou simplesmente por ser perdida por natureza, considero essa a mais importante! É bom que você dê uma olhadinha no famoso como chegar e também na disposição e organização do evento pra que consiga fazer tudo o que quiser.

02. Faça uma wishlist (lista de desejos): Quem é que não tem uma lista com os mais desejados, né? Então não perca tempo: Trate de separá-los por editoras e anotar seus pavilhões; essa é a melhor forma de poupar tempo.

03. Programe-se: Organize uma agenda com os autores que quer conhecer, as palestras das quais quer participar e os autógrafos que quer pegar! Lá na hora, o tempo passa mais rápido do que o esperado, e, se não houver organização, as coisas podem ficar bem complicadas… Além disso, pesquise os preços, em sites ou livrarias, dos livros que quer comprar, afinal, do mesmo jeito que existem milhares de promoções pra te enlouquecer, alguns livros não valem a pena ser comprados lá.

04. Conforto! Vale lembrar que uma das consequências de ir à Bienal é ficar se mexendo o tempo todo… Nada melhor que uma roupa confortável pra aguentar horas e mais horas em pé. Além disso, não se esqueça de se alimentar muito bem. Lá, como já dito, você anda muito e gasta muita energia! Não vai conseguir aproveitar o passeio ao máximo se estiver mal.  Ah, e é claro! Lembre-se que em São Paulo dá pra fazer as 4 estações em um dia só, então, guarda-chuva e agasalhos são bem-vindos!

05. Transporte e hospedagem: Se você não é de São Paulo, pode optar por se hospedar em um hostel. É a opção mais barata e geralmente incluem café da manhã e são perto de estações de metrô. Fique de olho também na programação dos ônibus gratuitos pra poder economizar.

 06. Pra ficar esperto: Algumas editoras costumam oferecer descontos pra pessoas que comprar um montão de livros de uma vez só. Fique também de olho nos marcadores e brindes. Algumas resolvem por deixá-los expostos, mas outras, não, então não se acanhe e vá perguntar! Ah, pra conseguir aproveitar bem o dia, chegue cedo, evite filas e siga seu cronograma!

Lembrando que as informações (e a maioria dos textos) foram retiradas do site ou do blog da própria Bienal, e você pode acessá-los aqui ou aqui pra ficar por dentro de tudo!

Espero que tenham gostado e que o post tenha ajudado um pouquinho. Me contem suas experiências e suas vontades pra essa Bienal! Vejo vocês lá?

Beijinhos xx

 

Anúncios

Um comentário sobre “Tudo sobre a Bienal + Dicas pra Sobreviver!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s