[#DiaVerde] 5 livros para os baixinhos aprenderem a cuidar do planeta.

Ei, alô, tudo bem aí com você do outro lado? Muito bem, muito bom! Hoje é dia 21 de setembro e faltam exatos 101 dias para que o ano se acabe… Não que isso tenha qualquer importância para o post he he. Algo muito mais legal sobre o dia de hoje, e o motivo de eu ter vindo aqui, é que: No dia 21 de setembro também celebra-se o Dia da Árvore!

Falar sobre natureza, sua importância e a necessidade de preservá-la nunca é assunto que fica fora de moda, muito pelo contrário, né? O QG teve a brilhante ideia de comemorarmos esse dia tão especial com posts “verdes” e eu, então, fiz uma lista com os cinco melhores livros para a criançada, afinal, é desde cedo que precisamos aprender como cuidar da nossa casa (também conhecida como Planeta Terra). Bora lá celebrar o dia da Árvore comprando um livro sobre sustentabilidade pra algum baixinho que você conhece? 

01. Reciclagem – A aventura de uma garrafa (Mick Manning e Brita Granstrom).

reciclagem

O livro foca nos perigos que uma simples garrafa pode se transformar se descartada da maneira errada (como por exemplo, se cair no mar e algum bichinho confundi-la com comida!), mas também apresenta o maravilhoso mundo da reciclagem e como essa viagem pode ser animada! A história é complementada por ilustrações divertidas e teve a colaboração do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente na adequação dos conceitos transmitidos pelo livro. (imagem retirada do site livrariacultura.com.br)

02. A Última Gota (J. L. Diego e Biry).

"A última gota"
O livro faz parte da Coleção Do-Ré-Mi-Fá e conta como Kika, que chegou da escola superpreocupada com a falta d’água no planeta, conhece a história de chuvisca: a última gota do planeta, que fugia dos exércitos de vários países. Em seu caminho, a gotinha se deparou com muitas cenas de escassez e desperdício, mas nunca perdeu a esperança de encontrar soluções para o problema. Acompanhe a emocionante história da água nessa obra. (foto retirada do site extra.com.br)

 


03. Nina na Mata Atlântica (Nina Nazario e Luana Geiger).

nina
Atravesse rios, desequilibre-se no chão barrento e enfrente subidas desafiadores junto com Nina nessa aventura por uma das paisagens mais bonitas (e, infelizmente, devastadas) desse mundo!  Conheça um milhão de novos animais e também árvores e plantas que nascem e crescem em lugares incríveis. O livro é educativo e traz, além do texto, fotos, ilustrações e atividades para testar o conhecimento! (foto retirada do site ofitexto.com.br)

 


04. A galinha que sabia ler (Sandra Aymone e Carol Juste).

agalinha

O livro infantil conta a história de Pipoca, uma galinha muito esperta que ficou amiga dos livros! De tanto conversar com eles, aprendeu a ler. Pipoca fica sabendo que Juvenal, o novo herdeiro do sítio onde morava, queria derrubar a mata, vender a madeira e se desfazer da propriedade. Quando soube das suas intenções, a galinha tomou uma atitude que mudou o rumo de tudo. Além das lições sobre a natureza, o livro passa outras mensagens importantes, ensinando como a força de vontade é essencial e como não devemos julgar ninguém pelas aparências, além de estimular a leitura. A obra ainda termina com um cantinho de diversão pra criançada. (imagem retirada do site issuu.com)

 


05. Seis razões para cuidar bem do planeta terra (Nilson José Machado, Silmara Casadei, Michele Rascalha e Vera Andrade).

seisrazoes
Mesmo se a Terra esfriar ou esquentar demais, ela será nossa casa para sempre e essa é uma das “Seis razões para cuidar bem do planeta Terra”. A primeira parte do livro é composta por textos poéticos que convencem o leitor que a preservação do planeta é necessária, enquanto na segunda parte, chamada de “Saiba mais”, as razões se tornam mais informativas e são cheias de curiosidades e ações que podemos praticar no dia-a-dia. (imagem retirada do site escrituras.com.br)

 

Alguém já conhecia algum desses ou tem outros livros pra indicar? Dividam aqui suas experiências sobre todo e qualquer tipo de “Livro Verde”. Vou amar conhecer novos! Feliz dia da Árvore e aproveitem o dia de hoje para se tornarem mais amantes da natureza do que ontem!

Beijinhos, xx

ambiente

Anúncios

27 comentários sobre “[#DiaVerde] 5 livros para os baixinhos aprenderem a cuidar do planeta.

  1. Eu normalmente detesto livros de infanto juvenil, mas eu acho super importante ensinar desde cedo às crianças a cuidarem do planeta, pois querendo ou não elas são nosso futuro, e para ter um futuro, nós precisamos de arvores, e água e esta geração vai acabar com tudo antes da próxima.

    Curtido por 1 pessoa

  2. “Este post não faz mal ao meio ambiente” haha ❤ Não conhecia até agora livros que incentivassem o cuidado ao meio ambiente. Não são só interessantes para os baixinhos, mas para os adultos também, nós que, muitas vezes, deixamos o cuidado de lado.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Que post mais amor Gi!! Não conhecia esses livros e achei demais a proposta de ambos, acho muito boa a ideia de incentivar o cuidado ao meio ambiente para a criançada, até porque eles já irão crescer mais conscientes sobre essas questões hehe.
    Um beijão!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s