[TRECHOS] O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares + comentários.

olar

Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo. (pág. 08)

Essa é a primeira frase do livro e eu encontrei nela um significado muito mais poético do que Jacob, provavelmente, quis inserir quando a pronunciou. Quem nunca recebeu ou encontrou algo justamente quando tinha parado de procurar? O universo funciona com suas estranhas manias e isso é simplesmente incrível.

De qualquer jeito, é fácil dizer que não liga para dinheiro quando se tem muito. (pág. 53)

Troque “dinheiro” por qualquer outra palavra e voilà… Temos aqui uma das verdades mais ignoradas e mais sábias dessa nossa curta vida. Aquela velha história de que só se dá valor, quando se perde… Foi aqui que comecei a perceber que Jacob tem umas sacadas boas demais pra alguém da sua idade. Eu simplesmente adorei vê-lo como narrador.

Às vezes tudo o que você precisa fazer é cruzar uma porta. (pág. 85)

Falou e disse, Jake. 

Porque não havia como escapar dos monstros (…). Em lugar nenhum. (pág. 93)

Vê como esses trechos são praticamente metáforas ambulantes pro nosso dia-a-dia?

Pensei em como meus bisavós tinham morrido de fome. Pensei em seus corpos enfraquecidos jogados em incineradores porque pessoas que eles não conheciam os odiavam. Pensei em como as crianças que viviam naquela casa tinham sido queimadas (…) porque um piloto que não dava a mínima importância tinha apertado um botão. (pág. 101)

O que me chamou a atenção no livro é que você o está lendo tranquilamente quando de repente… BAM! Uma informação muito relevante, não só para o enredo, te atinge do nada, em meio a descrições atmosféricas e ironias ácidas.  Além de reiterar certas características da narrativa, este trecho desmascara a crueldade e o fundamento absurdo de tantos conflitos existentes na história, os quais parecem se repetir na nossa realidade diária. 

Fui tomar um banho e pensei em Emma. Então escovei os dentes e pensei em Emma e lavei o rosto e pensei em Emma. Depois disso fui para o quarto e peguei do bolso a maçã que ela me dera e a coloquei sobre a mesinha de cabeceira. Como para me assegurar de que ela ainda existia, peguei o celular e comecei a olhar as fotos tiradas naquela tarde. Ainda as olhava quando ouvi meu pai se deitar no quarto ao lado; continuei olhando quando os geradores se desligaram e meu abajur se apagou, e também quando já não havia mais luz em lugar nenhum além do rosto dela naquela telinha. Fiquei ali no escuro, sem conseguir parar de olhar. (pág. 192)

O que há de mais bonito (e bizarro) nesse mundo senão a boa, velha e obsessiva paixão adolescente? hehe Não, sério. Esse trecho é muito fofinho.


 Vocês também tem trechos favoritos dessa obra? Trechos que odeiam? Conta aqui pra mim! Um beijão e até a próxima. xx

Anúncios

7 comentários sobre “[TRECHOS] O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares + comentários.

  1. Este livro está na minha lista de livros para ler o ano que vem (preciso terminar o “Inferno”, de Dan Brown). E como primeiro eu leio o livro para depois assistir ao filme (só quebrei esse protocolo em “Inferno” porque meu namorado queria muito assistir), com esse não será diferente (apesar do elenco do filme contar com a Eva Green, que eu AMOOO de paixão). Sua resenha já é um “esquenta” para a leitura

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu to lendo (comendo) esse livro. To no finalzinho já (só falta 1 capítulo meio) e, nossa, é muito bom. Sei que tem mais 2 pra completar triologia, mas já to sentindo saudades… O Jake é tão amável, e a forma como ele descobre tudo é tão emocionante que parece que você tá lá junto com ele.

    Curtir

  3. tem um trecho bem interessante, pag 145. O trecho diz: Imagine, em um mundo com tanto medo das diferenças, como isso nao seria uma ameaça para todos os peculiares?

    algo a se refletir, bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s