[Educação financeira] Os 5 melhores livros sobre dinheiro (para iniciantes) que você precisa ler.

Eaí, pessu?! Estava eu, outro dia, vagueando sobre os assuntos da vida, quando algo muito importante me atingiu em cheio. Quanto se trata de dinheiro, sou extremamente leiga (fato que desde sempre me incomodou). Pensei eu, então: Por que não mudar isso de uma vez? 

money-gif2

imagem retirada de http://uproxx.com/tv/ah-mah-zing-the-80-greatest-gifs-from-happy-endings/

Com a ideia encravada na memória, passei a perceber a dificuldade geral do ser humano de se entender com esse bem material tão queridinho (e tão, proporcionalmente, devastador). Mas, calma! Não pense que o post de hoje é pra criticar o capitalismo, nem nada do tipo rs… Acontece que, aos poucos, fui desmascarando os benefícios do dinheiro, ao mesmo passo que percebia seu lado obscuro

Não deve ser surpresa pra ninguém que o dinheiro pode construir sonhos, mas destruí-los tão (ou ainda mais) rápido quanto os ergueu, especialmente se não tivermos cuidado e segurança sobre o assunto. O intuito não é te deixar com medo de gastar, pelo contrário! É te dar segurança o suficiente para não se sentir preso(a) a tabus. O segredo está na moderação e no controle!

Dessa forma, juntei duas coisas importantíssimas que vão te ajudar a se aventurar um pouco mais nesse mundo e, melhor ainda, te farão perder o medo do dinheiro: Livros e educação financeira!

Fiz um top 5 de livros que podem nos educar sobre o assunto, mas a mensagem que quero deixar é a seguinte: Não deixe o dinheiro te dominar, afinal, existem coisas muito mais importantes do que ele no mundo. 

Espero que aproveitem (e espero aproveitar também rs)!!

din1

01) Pai rico Pai pobre, de Robert Kiyosaki. Sinopse: “O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, freqüentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.” (imagem e sinopse retirados do site skoob)

 

din202) Como organizar sua vida financeira, de Gustavo Cerbasi. Sinopse: “Para ajudar o cidadão comum, não especialista em finanças, em tempos de crise ou não, a ter mais consciência de suas escolhas financeiras, o livro: Como organizar sua vida financeira, de Gustavo Cerbasi, explica a rotina de gastos básicos e gastos eventuais, uso de crédito, investimentos e escolhas de bem-estar e segurança. Gerenciar o próprio dinheiro muitas vezes é uma tarefa difícil para quem desconhece o poder do planejamento e da organização. Dicas simples de serem seguidas podem ser poderosas aliadas da saúde do bolso. Como organizar sua vida financeira traz orientações sobre como consumir mais, privar-se menos, aproveitar melhor as oportunidades de crédito, equilibrar dívidas, selecionar produtos financeiros, investir com correção, segurança e disciplina e, ainda, equilibrar as finanças para uma vida com mais realizações. Organizar a vida financeira não é complicado e requer apenas um esforço pessoal de disciplina e determinação, o que pode gerar como benefício produtividade e qualidade de vida.” (imagem e sinopse retiradas do site http://www.gustavocerbasi.com.br)

 

din303) Sonho grande, de Cristiane Correa. Sinopse: “Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.” (imagem e sinopse retiradas do site skoob).

 

din4
04) Trabalhe 4 horas por semana, de Timothy Ferriss. Sinopse: 
Trabalhe 4 Horas Por Semana ensina passo a passo como construir esse estilo de vida que valoriza o tempo livre desde agora, ou seja, antes mesmo da aposentadoria. Seguindo as sugestões do autor, você não apenas conseguirá aproveitar seu tempo como poderá multiplicar seu salário e viver onde quiser. Seja você um funcionário sobrecarregado ou um empreendedor preso em seu próprio negócio, este livro é o guia fundamental para um mundo novo e revolucionário.” (imagem e sinopse retiradas do site skoob)

 

din505) A nova regra do jogo, de Rafael Paschoarelli. Sinopse: A primeira e mais importante regra do jogo envolvendo finanças estabelece que quem não souber cuidar do próprio dinheiro não tardará a ficar sem ele. À luz desta constatação, o primeiro objetivo deste livro é colocar uma pulga atrás da orelha do leitor, de modo a fazê-lo refletir sobre a possível falta de qualidade dos produtos financeiros que possui e, principalmente, sobre sua capacidade de manter o dinheiro que, momentaneamente, é seu. O livro concentra-se ainda em fazer com que o leitor saiba negociar e renegociar sozinho, como em um jogo, os principais produtos financeiros destinados às pessoas físicas, aprendendo a desconfiar da qualidade de produtos, investimentos, previdências, financiamentos e outros produtos financeiros que praticamente todas as pessoas têm. A nova regra do jogo ajudará o leitor a construir seu olhar crítico sobre o mercado, fazendo-o entender como funciona o mundo das finanças e alertando-o para que não perca dinheiro desnecessariamente e ajudando-o a aproveitar as vantagens que o mercado financeiro oferece.” (imagem e sinopse retiradas do site skoob)


E aí, o que acharam? Conhecem algum? Gostaram das dicas? Quais suas opiniões sobre o dinheiro? Compartilhe aqui comigo sua história financeira, vou adorar ouvir!

Um beijo e até a próxima 🙂 xx

Anúncios

8 comentários sobre “[Educação financeira] Os 5 melhores livros sobre dinheiro (para iniciantes) que você precisa ler.

  1. Olá flor, tudo bem?
    Nossa, esse post foi feito pra mim… hahaha. Tenho muita dificuldade em administrar dinheiro. Já tentei baixar uns app, anotar num caderninho, mas não deu muito certo. Eu nem tinha pensado em livros, mas agora que você disse, dica anotada!
    Beijos!

    Curtir

  2. Olá tudo bem?
    Muito legal seu post,gostei bastante da sua lista de livro todo mundo deveria ler um livro desse,administrar dinheiro não é fácil sempre é bom te uma ajuda extra e com esses livros com certeza ira ajudar muito,não conhecia ainda esses livros gostei bastante e poder conhecer-los através do seu blog,vale a pena ler todos super interessantes um beijo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s